terça-feira, 5 de maio de 2009

"Arrisca a tua vida"


Tenho lido umas coisinhas que me fazem pensar... É que ultimamente tenho tido menos tempo de pensar autonomamente... :) Vontade é o que não me falta de voltar ao "activo", mas tem-me sobrado imenso pouco tempo! Então ora segue o seguinte poema de Prosper Mouier, que de certo modo "chincalhou" o meu ego:

ARRISCA A TUA VIDA

Não digas: sou demasiado pobre!
Dá o que tens.
Não digas: sou demasiado fraco!
Lança-te para diante.
Não digas: sou demasiado ignorante!
Diz o que sabes.
Não digas: sou demasiado velho!
Dá as tuas forças e a tua experiência.
Não digas: isso matar-me-ia!
Se morreres, reviverás e farás viver.
Se o fardo te é pesado, pensa nos outros.
Se atrasas o passo, eles param.
Se te sentas, eles adormecem.
Se fraquejas, eles fogem.
Se duvidas, eles desaparecem.
Se hesitas, eles recuam.
Mas se andas, eles correm.
Se corres, eles voam.
Se lhes estendes a mão,eles sustentam-te e ajudam-te.
Reza por eles e serás exaltado.
Arrisca a tua vida e viverás!

Simplesmente bonito! Posso dizer que todas estas afirmações são de uma grandeza única... Quer dizer o que realmente diz, e quer dizer muita coisa além do que diz! Ao longo de todo o poema questionamos quem serão o "eles" e no final pouco se questiona! Perguntamos talvez, o "eles" são mesmo quem achamos ser que são? O facto é que o "eles" tornam o poema muito "catolicista", mas eu acho que não é por aí que o poema deixa de ter a sua beleza... O facto é que temos que arriscar a nossa vida... em todas as perspectivas, mesmo nos momentos em que achamos que estamos a ir baixo... Não nos monesprezármos, é algo também importantíssimo (mesmo que não seja o nosso forte, há que tentar lidar um pouco com este facto). E o principal de tudo: LUTAR (mesmo que estejamos a perder a batalha), só acharemos ajudas se formos optimistas, porque o pessimismo não é nosso aliado!
O facto é que tudo isto é bonito de se dizer e de se ler, mas quando o optimismo não reside em casa própria estas ideias são simplesmente líricas... Enfim... Há que lutar, não é? LUTAR...

1 comentário:

Anónimo disse...

e tu por quem arriscavas a vida?